A cúrcuma, uma planta herbácea originária do sul da Ásia e da mesma família do gengibre, é conhecida por sua versatilidade. Ela é usada como tempero, corante, ingrediente em cosméticos e até mesmo em medicamentos ou suplementos.
Na culinária, a cúrcuma é famosa por dar sabor e cor ao curry indiano, sendo amplamente utilizada no Oriente. Além disso, na indústria de alimentos, a cúrcuma é usada como corante em produtos como queijos, manteiga, salgadinhos e biscoitos.
Na área da saúde, as cápsulas de cúrcuma facilitam a ingestão diária da curcumina, o composto bioativo da cúrcuma. Esse ingrediente tem sido usado há milênios no Oriente não apenas como tempero, mas também por suas propriedades medicinais. Agora, aqui no Ocidente, estamos descobrindo os benefícios da cúrcuma em estudos científicos.
Benefícios da Cúrcuma Encontrados em Estudos Científicos
- Benefícios Relacionados à Inflamação: Estudos mostraram que a curcumina, o composto ativo da cúrcuma, tem um impacto significativo na redução dos níveis de marcadores de inflamação e estresse oxidativo, como a interleucina-6, TAC e MDA.
- Benefícios Relacionados à Atividade Antifúngica: Extratos etanólicos de cúrcuma demonstraram uma notável atividade antifúngica em estudos.
- Benefícios Relacionados a Diabetes e Colesterol: A suplementação com curcuminoides pode reduzir os níveis séricos de LDL, o “colesterol ruim”, e lipoproteína, contribuindo para a redução do risco de eventos cardiovasculares.
- Benefícios Relacionados à TPM: A curcumina mostrou potencial para atenuar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) através da modulação de neurotransmissores e efeitos anti-inflamatórios.
- Benefícios Relacionados ao Emagrecimento: Estudos sugerem que antioxidantes naturais presentes em plantas, como a cúrcuma, podem ter um papel importante no controle da obesidade, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação associados às células de gordura.
Diferença entre Cúrcuma e Açafrão
Para a surpresa de muitos, Cúrcuma não é o mesmo que açafrão. Essa confusão existe porque, no Brasil, a Cúrcuma é erroneamente chamada de açafrão-da-terra e ambas possuem propriedades corantes e medicinais. Na realidade, a Cúrcuma e o açafrão procedem de plantas diferentes, enquanto a Cúrcuma é obtida a partir de um rizoma (caule), já o açafrão, vem de uma flor.
O nome científico do açafrão é Crocus sativus e pertence à família Iridaceae, sendo uma das especiarias mais caras do mundo. Já a Cúrcuma, é da espécie Cúrcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, que é a mesma família do gengibre.
Referências
- Properties of Curcuma longa L. in type 2 diabetes mellitus: Integrative review
- Biological activities of Curcuma longa L.
- The effect of turmeric extracts on inflammatory mediator production
- Effect of natural preservatives on the growth of histamine producing bacteria
- Biological effects of indigenous medicinal plants Curcuma longa and Alpinia galanga
- Selective induction of apoptosis by ar-turmerone isolated from turmeric (Curcuma longa L) in two human leukemia cell lines, but not in human stomach cancer cell line
- Turmeric, the Golden Spice
- Curcumin: A Review of Its’ Effects on Human Health
- Hydro-alcoholic extract of Crocus sativus L. versus fluoxetine in the treatment of mild to moderate depression: a double-blind, randomized pilot trial
- Cancer chemopreventive and tumoricidal properties of saffron (Crocus sativus L.)
- Crocus sativus L.: A comprehensive review
- Curcumin attenuates severity of premenstrual syndrome symptoms: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial
- Curcumin and Weight Loss: Does It Work?